• Ivo Fernando da Costa

Que relação há entre...Platão e o Senhor dos Anéis?

Que relação há entre...

Platão e o Senhor dos Anéis?

Uma reflexão de por que a ética importa


No universo do Senhor dos Anéis, o hobbit Frodo acaba recebendo a missão praticamente impossível de destruir o Anel do Poder. Ao contrário de outras obras de literatura, a história de Tolkien não visa conseguir algo, mas desfazer-se algo. Isso porque o Anel devolveria a Sauron todos seus poderes, dando-lhe a capacidade de controlar a mente e a vontade de todo ser vivo. O Anel também dava poderes a qualquer um que o usasse; o mais comum era a invisibilidade. Porém, quem usasse o Anel ia — pouco a pouco — se corrompendo e ficando menos livre.





Essa imagem, contudo, não é nova. O filósofo Platão a usou no livro da República cujo tema central é a questão da Justiça. Como fazer para ter uma sociedade justa? Quem deve governar esta sociedade? Em termos mais gerais, podemos dizer que a obra indaga sobre a importância e a necessidade da ética para a vida em comum. Por que devemos atuar eticamente com justiça?


Para ilustrar a questão, se evoca a fábula de um pastor que encontrou um anel mágico, conferindo-lhe a invisibilidade. Com isso, ele engana o povo e se torna rei. Daí surge a pergunta: será que a única motivação para sermos éticos é o medo da punição? Mas se eu tiver o poder para estar acima da lei?


Esses questionamentos estão ligados com uma ideia muito em voga nos dias de hoje: tudo é socialmente construído... inclusive os valores éticos. Agora, se tudo é resultado do costume, o que impede que alguém com poder (político, cultural, militar...) venha a impor novas visões de mundo? Assim, por exemplo, o nazismo não seria realmente algo ruim, mas só a visão cultural de uma determinada época...


É certo que existem aspectos de nossa vida que são culturais. Mas também é certo que deve existir um núcleo de valores essenciais que descrevem objetivamente aquilo que é um bem para nós. Isso significa que devemos afirmar a capacidade de nossa razão em reconhecer a verdade sobre o bem individual e social. A ética importa, e muito. A não ser que estejamos abertos, ou dispostos, a nos tornar menos livres e dependentes daqueles que têm mais influência e poder...


Postagens por data:

Encontre outras postagens sobre: