“Se alguém conceber uma coisa de modo diferente daquilo que ela é na realidade, isto não só não é ciência, mas é opinião enganosa".
Boécio, Sobre a Consolação da Filosofia

Aula gratuita: Antropologia e Psicologia Tomista
Dia 13/02
SOBRE O QUE SERÁ A AULA?
​​​
A aula será sobre os fundamentos da psicologia tomista. Nela, falaremos sobre "o homem como um problema e um mistério".
Nesta aula, você vai descobrir como essa questão estrutura toda a psicologia de Santo Tomás de Aquino.
ENTRE NO GRUPO PARA RECEBER O LINK DE ACESSO À AULA!​

RECEBA LIVROS E MATERIAIS EXCLUSIVOS!
​​​
No grupo, você receberá indicações bibliográficas e materiais confiáveis (livros e artigos) sobre a antropologia tomista.
A proposta é oferecer um mapa de estudos completo para que você possa iniciar com segurança sua jornada no campo da psicologia tomista.
ENTRE NO GRUPO PARA RECEBER OS MATERIAIS!​
HARVERÁ ALGO MAIS ALÉM DA AULA?

​
HAVERÁ ALGO MAIS ALÉM DA AULA?
​​​​
Essa aula faz parte da mentoria de Antropologia e Psicologia Tomista, com o Prof. Ivo.
Ela foi pensada para que você possa iniciar sua jornada de estudos mesmo de forma autônoma, com base sólida e segura.
​
No entanto, se desejar se aprofundar, você poderá ingressar na nova turma e continuar aprendendo com aulas ao vivo sobre as principais áreas da Psicologia Tomista.
QUERO PARTICIPAR DA AULA GRATUITA PARA SABER MAIS!​
QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DA MENTORIA?

Módulo I: Antropologia filosófica clássica
-
O mistério da questão humana.
-
O lugar da antropologia no quadro das disciplinas filosóficas.
-
Diferença entre antropologia filosófica e outros campos do saber humano.
-
Um conhecimento sobre o homem que reúne os dados da ciência e a sabedoria filosófica.
-
​Antropologia Filosófica, Antropologia Teológica e Humanismo Cristão.
-
Conceitos filosóficos necessários para a compreensão da antropologia tomista.

Módulo II: A vida
-
O ser inanimado X o ser vivo
-
Definindo o que é a vida e a alma como princípio vital.
-
A alma, suas capacidades e operações.
-
Os graus de vida: vegetativa, sensitiva e intelectiva.
-
faculdades orgânicas.
-
A funções vitais básicas.​
Módulo III: A vida sensitiva
-
Distinção entre vida vegetal e animal.
-
O conhecimento em geral.
-
Sentidos externos e internos.
-
Sensação e percepção.
-
Tendências sensíveis.
-
Os instintos.
-
As paixões da alma: desejos e impulsos.
-
Classificação tomista das paixões: amor, ódio, medo, esperança, ira, etc.
-
Temperamentos.


Módulo IV: A vida intelectiva
-
Razão e verdade.
-
Conhecimento teórico e prático.
-
Operações e hábitos intelectuais.
-
Processo do conhecimento.
-
Espiritualidade do intelecto e da alma humana.
-
Inteligência artificial X inteligência hamana.
-
A vontade humana, liberdade e relativismo cultural.
-
Afetividade, emoções e sentimentos.​
-
A pessoa humana e sua dignidade.
-
A origem da pessoa e o evolucionismo.
-
A morte e o fim transcendente do ser humano.
POR QUE ESTA FORMAÇÃO É NECESSÁRIA HOJE?
Em tempos de reducionismo materialista e confusão antropológica, compreender a alma humana a partir de uma visão racional, ordenada e aberta à transcendência é mais necessário do que nunca.
Esta mentoria é um convite para o retorno às fontes clássicas da sabedoria filosófica, como base sólida para o pensamento e a ação.

"O homem é um animal racional"
Aristóteles
DIFERENCIAIS
suporte
Plataforma própria para interação e contato com o professor.
aULAS AO vIVO
O contato com o professor e com os colegas é um meio valioso para o aprendizado e para a perseverança.
Material de apoio
Orientação semanal para a organização de seus estudos com exercícios, mapas visuais e indicação de bibliografia segura.
Gravações
Os mentorados terão acesso às gravações durante a duração da mentoria.
COMO FUNCIONA A MENTORIA

-
Formato 100% on-line, com aulas gravadas.
​
-
As atividades incluirão aulas expositivas e leituras dirigidas da bibliografia de referência, procurando aplicar os conceitos ao contexto atual.
​
-
O programa de formação terá duração de 10 meses com encontros quinzenais.
​​
-
Duração das aulas: entre 1:30 a 2:00.

​QUAL SERÁ O INVESTIMENTO PARA PARTICIPAR DO CURSO?
​
-
Matrícula: R$ 80,00 que deverá ser paga antes do íncio das aulas.
-
O pagamento das aulas é feito mensalmente no valor de R$ 170,00.
-
Quem pagar até o dia 10 de cada mês, receberá um desconto de R$ 10,00 no valor da mensalidade.
-
10% de desconto no pagamento à vista.
QUEM SERÁ SEU PROFESSOR?

O Prof. Ivo Fernado da Costa é mestre em filosofia pela Faculdade Pontifícia Regina Apostolorum (Roma) e doutor, também em filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Possui Pós-gradução em humanidades clássicas realizada na Espanha pelo Centro de Ciencias y Humanidades de Salamanca.
Traduziu do latim uma obra inédita de Santo Tomás: o "Comentário ao Livro de Hebdomádibus de Boécio".
​
Atua como coordenador e professor da Pós-graduação em Filosofia Tomista pela Católica-SC.
Desde 2003 oferece formações em filosofia e educação clássica.