top of page
“Se alguém conceber uma coisa de modo diferente daquilo que ela é na realidade, isto não só não é ciência, mas é opinião enganosa".
Boécio, Sobre a Consolação da Filosofia
Publicações
Segue uma lista de meus trabalhos acadêmicos, artigos e capítulos de livros. É possível acessar os textos pelo blog ou pela sua versão original em pdf. A dissertação de mestrado não foi incluída no blog devido à sua extensão.
TCC - La enseñaza de S. Tomás sobre la dignidad humana
No trabalho desenvolvo a noção tomista de imagem e semelhança aplicado ao homem. Para Tomás, a semelhança diz respeito ao efeito causal de Deus que dá às criaturas o ser para que estas existam. Já a imagem é se refere a uma semelhança específica pela qual o homem se diz não somente algo, mas alguém, isto é uma pessoa.
Dissertação de Mestrado - El ente y el ejercicio del ser
Dentre as obras filosóficas de Boécio, temos um pequeno opúsculo, conhecido como "De Hebdomadibus" em que o autor esboça sua metafísica buscando compreender a noção de bem aplicada às criaturas. Esta foi uma obra que exerceu grande influência em toda a Idade Média sendo comentada por diversos autores, entre eles, Santo Tomás. No trabalho realizo um estudo comparativo entre as ideias de Boécio e o comentário que Santo Tomás fez dessa obra.
Artigo - A ontologia do Tractatus Logico-Philosophicus: forma tomista, conteúdo suareziano; publicado em: Aquinate, v. 14, n. 35, p. 25-46.
No texto, exponho o problema da natureza da realidade nas primeiras seções do "Tractatus" de Wittgenstein, mostrando os pontos de contato entre as tradições aristotélico-tomista e suareziana. Na primeira parte desta obra encontramos uma semelhança estrutural com as três operações da mente. Em seguida, avanço a hipótese da influência de Suárez referente ao conteúdo da descrição que Wittgenstein faz da realidade.
Artigo/Capítulo de livro - O universal como um horizonte vertical no pensamento político de Judith Butler
Neste artigo faço uma análise das noções de universal e sujeito no pensamento de Judith Butler. Mostro que ela vai aos poucos adaptando e mudando as bases filosóficas de seu discurso conforme as circunstâncias até cair em uma visão normativa da ética, pressuposto fortemente negado em suas primeiras obras.
Artigo - A influência do nominalismo nas concepções de causalidade e justiça em Hume; publicado em: Cadernos de Ética e Filosofia Política, [S. l.], v. 2, n. 37, p. 89-103.
No texto, mostro os pontos de contato entre a tradição medieval nominalista e o pensamento de David Hume. Não obstante o reconhecido empirismo desse autor, mostro que sua filosofia apresenta uma estrutura platônica que denomino "platonismo invertido".
Tradução - Comentário de Santo Tomás ao livro "De Hebdomadibus" de Boécio; publicada em: Veritas (Porto Alegre), v. 65, n. 2, p. e37017.
Obra inédita de Santo Tomás em língua portuguesa traduzida diretamente da edição crítica Leonina. No blog, coloco a tradução ao lado do texto latino.
No texto exponho os eixos centrais da física antiga de Aristóteles, como o paradigma que começa a ser rejeitado pela física medieval do “Impetus” a partir das Condenas de Paris em 1277. Indico, finalmente alguns traços que sugerem a influência da teoria do “Impetus” em Galileu, Descartes e Newton.
Boécio, inspirado pela Filosofia, instrui os filósofos das futuras gerações.
Referência: Manuscrito latino do "De concolatione Philosophiae. Paris, 1465. Em: Morgan Library, New York.
bottom of page