“Se alguém conceber uma coisa de modo diferente daquilo que ela é na realidade, isto não só não é ciência, mas é opinião enganosa".
Boécio, Sobre a Consolação da Filosofia
Mentoria de alta formação em Educação e Filosofia Clássica
Início: Agosto de 2024
VIRTUDE E VERDADE
Os dois pilares da educação clássica
O ponto de partida da educação clássica reside em uma antropologia realista: o ser humano não se reduz a uma mente pensante, mas inclui em seu ser, de modo essencial, corpo e alma. Por isso a educação grega possuía dois pilares: a ginástica e a música. Ela buscava alcançar a saúde tanto do corpo quanto da alma como meio para o desenvolvimento pleno do homem.
É fácil, para nós, perceber a importância da ginástica nessa visão da educação. Por outro lado, a música nos parece algo estranho ou, pelo menos dispensável. Isso ocorre não só porque vivemos em um mundo hedonista que supervaloriza o corpo e nos torna míopes para os valores do espírito, mas também porque hoje a “música” se entende como algo direcionado unicamente para alguns talentos particulares.
Vemos a música como a arte dos sons e, por isso, ela não parece essencial para a formação humana. No entanto o conceito de “música” na antiguidade era bem mais amplo. “Música” é um termo derivado de “Musas”, seres mitológicos que inspiravam os poetas na produção de suas obras, que eram cantadas!
Assim, “música” também implicava a formação de uma cultura literária. No tocante à literatura, ela tampouco se reduzia a um simples entretenimento: era por meio da literatura que o jovem captava os valores imersos na complexidade da vida humana; imitando os poetas também se aprendia a ler e escrever corretamente e com estilo. O exercício da memória empregado no aprendizado dos poemas servia como base para a retórica, considerada a arte de bem falar.
Em suma, o foco da educação estava na “phronesis”, isto é, na aquisição da virtude da prudência, que capacita o homem a exercitar sua liberdade e tomar decisões maduras diante das vicissitudes da vida.
Com o fortalecimento da democracia grega, surge uma nova necessidade para homem que vive na comunidade política. Tomar decisões prudentes que conduzam a Pólis para o bem comum, exige um trabalho de convencimento dos seus concidadãos. Nesse contexto, aparecem os sofistas, profissionais que prometiam ensinar essa arte do convencimento.
Todas essas ideias vão se consolidando e encontram o seu ápice na Escola de Isócrates, especializada nos estudos retóricos e em todos aqueles conhecimentos necessários para a arte de convencer como o domínio da linguagem e da dialética. Conhecimentos estes que seriam a base para os disciplinas do Trivium.
Nesse cenário, vemos aparecer outra proposta de ensino que prometia ir além da educação de uma pessoa prudente: é a educação para a sabedoria promovida por Platão em sua Academia. A filosofia não se contenta com o conhecimento prático embasado nos eventos passados ou possíveis expressos na literatura. A filosofia almeja a verdade essencial sobre mundo, sobre Deus e sobre o homem, verdade esta que dará ao homem a razão sólida para o atuar.
Eis aqui a essência da educação clássica: uma jornada formativa em vista do aperfeiçoamento daquilo que nos define como seres humanos: a inteligência iluminada pela verdade e a vontade guiada pela virtude.
Prof. Dr. Ivo Fernando da Costa, Phd.
"As mentorias em grupo são uma oportunidade única para adentrar-se em um determinado assunto de maneira objetiva e clara sob a orientação de um professor experiente. O formato permite um aprendizado mais direcionado. O contato personalizado com o professor durante as sessões, estimula o compartilhamento de ideias e o esclarecimento das dúvidas." (Miriene Fernandes - Funcionária pública)
O objetivo da mentoria é:
Ajudar você na compreensão e prática dos princípios da Educação Clássica, visando o desenvolvimento integral do indivíduo e a busca pela sabedoria como meta educativa. Por meio da leitura da bibliografia sugerida e da orientação do professor, os alunos adquirirão uma ampla bagagem cultural e uma sólida formação filosófica inspirada nos grandes clássicos da civilização ocidental.
CONTEÚDO
Módulo I: A vida de estudos
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O conceito fundamental da educação clássica.
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A sabedoria como meta da educação clássica.
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Divisão dos campos do saber.
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Princípios fundamentais para criar uma vida de estudos permanente.
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As artes liberais a perspectiva Cristã.
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Harmonia entre fé e razão.
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Programa de formação intelectual.
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Como ler livros.
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Gerenciamento da bibliografia.
Módulo II: Gramática
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A arte liberal da gramática.
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Uma abordagem tomista da realidade e da linguagem: ser, conhecer, dizer.
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As categorias de Aristóteles e as classes de palavras.
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As categorias de Aristóteles e a sintaxe oracional de período simples.
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Período composto por subordinação.
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Pontuação e vírgula.
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O papel das línguas do latim e do grego antigo na educação clássica.
Módulo III: Lógica
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Definição e divisão da lógica.
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Primeira operação da mente: apreensão, conceito, predicáveis, definição, os universais.
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Segunda operação da mente: o juízo e suas propriedades.
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Terceira operação da mente: o raciocínio.
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Indução.
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Demonstração.
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Falácias.
Módulo IV: Retórica
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Fundamentos da retórica:
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Cinco habilidades retóricas.
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Cinco partes do discurso retórico.
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Três apelos retóricos.
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Discurso persuasivo.
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Discurso emotivo.
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Discurso demonstrativo.
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Discurso explicativo.
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O papel das emoções na arte do discurso retórico.
Módulo V: Formação filosófica
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O que é o filosofar.
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Filosofia, felicidade e contemplação.
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As quatro virtudes cardeais.
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O que é a filosofia antiga.
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Leitura e comentário de trechos de alguns diálogos Platônicos.
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Leitura e comentário de trechos da Ética a Nicômaco de Aristóteles.
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Santo Agostinho: introdução e leitura de trechos de suas obras.
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As cinco vias de Santo Tomás.
DIFERENCIAIS
dÚVIDAS
Plataforma própria para interação e contato com o professor.
aULAS AO vIVO
O contato com o professor e com os colegas é um meio valioso para o aprendizado e para a perseverança.
ASSESSORIA
Orientação semanal para a organização de seus estudos e indicação de bibliografia segura.
Gravações
Os mentorados terão acesso às gravações durante a duração da mentoria.
QUAL SERÁ A METODOLOGIA UTILIZADA?
O programa utilizará uma abordagem multidisciplinar e participativa, que valoriza a experiência prática e o diálogo constante entre os participantes. As atividades incluirão aulas expositivas, leituras dirigidas da bibliografia de referência, análise de textos clássicos, exercícios práticos. O programa de formação terá duração de dois anos com dois encontros semanais de uma hora. As aulas ficam gravadas e disponíveis para download por um período de 2 meses.
QUAL SERÁ O INVESTIMENTO PARA PARTICIPAR?
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O custo por aula é de R$ 45,00 com duração de uma hora relógio.
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O pagamento das aulas é feito mensalmente no valor de R$ 180,00 até o dia 10 de cada mês.
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Quem pagar até o dia 10 de cada mês, receberá um desconto de R$ 10,00.
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A carga horária mensal é de 4 horas de aulas, mesmo que, em um determinado mês, haja uma samana a mais para o dia escolhido de aula. Este dia a mais poderá ser utilizado para recuperar conteúdos perdidos ou compensar algum eventual dia que não possamos ter aula.
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Se o professor, por motivo de força maior, não puder comparecer a um encontro, ele será recuperado nos próximos, que terão uma duração maior a combinar.
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O valor permanecerá o mesmo independentemente de faltas por parte do estudante.
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Há 5% de desconto para quem desejar fazer o pagamento semestral: R$ 855, 00.
QUEM SERÁ SEU PROFESSOR?
O Prof. Ivo Fernado da Costa é mestre em filosofia pela Faculdade Pontifícia Regina Apostolorum (Roma) e doutor, também em filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Possui Pós-gradução em humanidades clássicas realizada na Espanha pelo Centro de Ciencias y Humanidades de Salamanca.
Traduziu do latim uma obra inédita de Santo Tomás: o "Comentário ao Livro de Hebdomádibus de Boécio".
Desde 2003 atua como professor de latim e filosofia.
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Quanto tempo dura o curso?O cursco está dividido em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Aproximadamente, cada nível requer a dedicação de um ano de atividades. A cada seis meses, reorganizamos as turmas conforme a evolução dos alunos.
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Qual será a pronunciação utilizada nas aulas?Explicamos as três pronúncias: a natural, a eclesiástica e a reconstituída. Ao longo das aulas damos preferêcia para a eclesiástica ou tradicional.
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Não possuo qualquer conhecimento de latim e meu português também é bastate deficiente. Conseguirei acomponhar as aulas?As aulas estão pensadas para pessoas que nunca estudaram latim. Mesmo que seu domínio formal da língua portuguesa seja deficiente, partiremos do uso corrente da liguagem coloquial e, aos poucos, iremos sinalizando os disversos pontos da gramática e da sintaxe à medida que os textos e exercícios o exigirem.
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As aulas ficarão gravadas?Sim.
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Faltei a uma aula. Tenho direito a um desconto na mensalidade?Não, pois toda aula implica tempo de preparação do professor e sua disponibilidade para os demais alunos que se fizeram presentes. Por isso, disponibilizamos as gravações para que seja possível recuperar uma aula perdida.
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Como funciona a dinâmica dos pagamentos?Para os que escolheram a modalidade Pix de pagamento, ele deve ser efetivado até o dia 10 de cada mês.
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O curso confere certificado?Não.
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São exigidas provas ou avaliações dos alunos?Não. A participação no curso deve surgir do interesse de cada aluno. O professor entende que cada um tem uma série de circunstâncias diferetes e, por isso, todas as tarefas e atividades são dadas como sugestão, não havendo qualquer tipo de cobrança caso alguém não consiga realizar as atividades. Contudo, o aluno deve ser consciênte de que a não realização das atividades será prejudicial à sua formação, acarretando em dificuldades para acompanhar sua turma.
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O que ocorre se o professor, por motivo de doença ou força maior, não puder comparecer a uma determinada aula?O professor combinará com a turma o modo de recuperar a carga horária. Normalmente há três possibilidades: 1) agenda-se uma aula extra em um dia que todos têm disponibilidade; 2) recupera-se a aula aos poucos, por exemplo, extendendo a aula por 15 ou 20 minutos até completar a hora perdida; 3) utilizamos aqueles mêses que possuem 5 semanas (por exemplo, 5 segundas-feiras) para encaixar nelas estas horas.