top of page

Postagens por data:

  • Ivo Fernando da Costa

Conheça as disciplinas da Pós-graduação em Filosofia Tomista


Santo Tomás de Aquino

História do Tomismo: Você será introduzido à vida e à obra de Santo Tomás. Também estudará o desenvolvimento do movimento tomista logo após a morte de seu Mestre: a defesa do tomismo entre seus primeiros seguidores; o tomismo renascentista; a manualística tomista; a Aeterni Patris de Leão XIII e o surgimento do movimento neotomista.

 

Lógica: toda boa filosofia pressupõe o “hábito do bem pensar”. Nessa disciplina, você conhecerá o que é a lógica e seu foco de estudo; o lugar da lógica na filosofia e sua importância no pensamento de Santo Tomás; as três operações da mente; a lógica dos conceitos; a lógica das proposições e da argumentação.

 

Filosofia do Mundo Físico: muitos conceitos da filosofia e da teologia do Aquinate se pautam na observação e na compreensão do mundo físico. Ademais, temas como o espaço, o tempo, a matéria e a estrutura dos entes físicos (que não encontram resposta na ciência moderna) possuem interessantes reflexões no âmbito da filosofia tomista.

 

Antropologia filosófica: estamos acostumados a entender a antropologia como uma matéria ligada à sociologia. Contudo, muito antes do surgimento desta ciência, a filosofia tomista já nos oferecia uma rica compreensão do ser humano: O que é o homem? O ser humano possui uma alma imortal? Quais são as dimensões do ser humano? Estes e outros são os temas estudados nesta disciplina.

 

Filosofia do conhecimento: em um mundo que exalta o relativismo e o subjetivismo, a filosofia de Santo Tomás é um farol que nos guia na busca da verdade. Dentre outras coisas você estudará nesta disciplina: o processo do conhecimento; o conhecimento sensitivo e intelectivo; o conhecimento espontâneo e científico; o conhecimento da verdade; principais negações da verdade: ceticismo, relativismo, idealismo.

 

Ética: este importante campo da filosofia foi amplamente tratado por Santo Tomás que comentou a Ética de Aristóteles, incorporando vários de seus conceitos filosóficos em sua obra prima, a Suma Teológica. Destaca-se em especial as seguintes questões: Qual o fim do ser humano? O que é a felicidade? O papel das virtudes para a felicidade? Deus como o sumo bem do homem.

 

Filosofia Política: o homem busca não somente viver ou sobreviver, mas almeja viver de forma plena. Para isso necessita viver em comunidade. A partir dessa ideia, herdada da filosofia grega, Santo Tomás desenvolve seu pensamento político buscando uma resposta para: o que é a sociedade? Qual sua origem e finalidade? O que é a autoridade política e seus fundamentos?


Direito Natural: um dos problemas fundamentais do direito contemporâneo é o “positivismo jurídico” para o qual só é direito aquilo estabelecido como lei pelo legislador. Para Santo Tomás, antes da lei positiva, existe uma Lei Natural que deve ser a guia de toda lei humana justa. Você estudará: o que é uma lei; a distinção entre lei divina, lei natural e lei positiva; relação entre direito natural e positivo, etc.

 

Metafísica: A Metafísica é o campo mais elevado da filosofia. Ela estuda a realidade como um todo; as causas últimas e mais fundamentais de tudo que existe, seus princípios e propriedades universais. A Metafisica investiga se tudo que existe está inscrito no mundo material ou se há uma dimensão imaterial e espiritual do real.

 

Teologia Natural: Esta disciplina investiga o que podemos conhecer sobre Deus a partir de nossa razão natural. Nela estudaremos as 5 Vias que provam a existência de Deus e os atributos divinos: Deus é um; Deus é Bom; Deus é infinito; Deus é Justo; por que Deus não possui um corpo? Por que só existe um único Deus?


***


Interessou-se? Matrículas até dia 09/02 ganham 20% de desconto!



Comments


Encontre outras postagens sobre:

bottom of page