top of page

Postagens por data:

  • Ivo Fernando da Costa

Santo Agostinho e a finalidade da filosofia


“Não há razão para o homem filosofar a não ser a bem-aventurança; e o que faz com que este seja feliz é o fim bom; não há, por conseguinte, nenhuma causa para o filosofar, salvo a meta do bem; por essa razão, aquela que não segue o fim bom não pode ser dita seita filosófica.”

Santo Agostinho, De Civitate Dei, XIX, 1, 3


Muitas vezes, temos a ideia de que a filosofia é um saber abstrato, puramente especulativo e distante das preocupações concretas dos homens.

 

A filosofia, porém, em seu sentido mais originário, não se reduz a um simples “fazer teorias”, ou seja, um conhecimento desencarnado e sem impacto em nossa vida.

 

A sabedoria concentra sua atenção em dois aspectos da realidade que são tomados por nosso mundo atual – iludido pelo materialismo e pelo cientificismo – como algo subjetivo, isto é, o fim e a felicidade.

 

Sim, para a filosofia raiz dos antigos e medievais, o ápice do conhecimento da realidade reside na identificação do fim e do sentidos das coisas nas quais o próprio homem está incluído.

 

O conhecimento da verdade não se separa da vida moral, da vida boa e feliz; por esse motivo, como dizia Platão, a decisão por uma vida intelectual se equipara a uma conversão e sua jornada pode ser compara a uma ascensão da alma que sai da caverna de si mesma em direção   a contemplação do Bem em si, princípio e causa de todas as coisas.

 

Todos buscamos a felicidade, todos desejamos esta meta. Contudo, os bens limitados que estão ao nosso alcance jamais esgotam nossa sede de felicidade.

 

De maneira inconsciente sabemos que o bem particular, este objeto de desejo apresentado à vontade aqui e agora, é um reflexo limitado e participado do Bem em si. O limitado se move no horizonte do ilimitado.

 

Nosso desejo pelos bens particulares é uma expressão daquilo que é o nosso fim último: Deus.

 

O papel da filosofia consiste em tornar isso explícito.

Comments


Encontre outras postagens sobre:

bottom of page